Notícia

Transporte Escolar Universitário Gratuito tem ajudado a mudar a realidade social de muitos jovens e famílias rio-branquenses

04/05/2017 - 09h25 - Prefeitura de Rio Branco do Sul

Com a crescente exigência de qualificação no mercado de trabalho, profissionais que têm graduação superior têm mais chances não só de conseguir um boa vaga, mas também de se manter no emprego e de conseguir subir de cargo.

Mas nem todo mundo consegue entender a importância que um curso superior pode representar em sua vida profissional. Fazer uma faculdade ou um curso profissionalizante é importante para o crescimento pessoal, para se construir uma carreira sólida e para a estabilidade financeira.

Através do Transporte Escolar Universitário Gratuito a Prefeitura Municipal de Rio Branco do Sul presta um importante papel social, que vem contribuindo e possibilitando diretamente para que centenas de jovens venham a cursar uma Universidade.

Atualmente, o município de Rio Branco do Sul atende, com transporte escolar universitário gratuito, no período noturno, aproximadamente 200 alunos que se deslocam até Curitiba todos os dias.
Esses alunos estão divididos em 05 ônibus, sendo 04 terceirizados pela Empresa Riobrantur Transportes e 01 pertencente à frota escolar da própria Prefeitura.

Cada ônibus faz uma rota específica para que os alunos possam ficar o mais próximo de suas universidades (Centro Politécnico, PUC, UNICEMP, Federal , Unicuritiba, Dom Bosco Mercês, Tuitui Barigui, Positivo Batel, Positivo Ecoville, Uniandrade, Evangélica, UTFPR, FAE, Espírita, OPET, entre outras.

Além do conforto e a segurança de viajar em ônibus semi leito onde muitos jovens aproveitam o tempo e a viajem para estudar e colocar suas matérias em dia, desembarcar e embarcar próximo as suas casas e faculdades, os estudantes recebem esse benefício com custo zero, ou seja, totalmente de graça. Essa facilidade e economia para os alunos possibilita hoje a permanência e o ingresso de grande parte dos que fazem cursos universitários na capital.

Caso não houvesse esse serviço gratuito, provavelmente muitos desses jovens não estariam hoje cursando universidade, seja pela questão financeira, ou até mesmo por não conseguir conciliar os horários de trabalho, já que com ônibus de linha teriam que pegar dois ou três transportes com despesas de aproximadamente R$ 300,00, passando por embarques e desembarques em terminais lotados, pois muitas das Universidades ficam bem distantes do centro de Curitiba.

O transporte gratuito para alunos de Ensino Superior não é obrigatório, é um benefício que poucas Prefeituras oferecem, pois é pago com recursos próprios.

A prefeitura de Rio Branco do Sul através do transporte Universitário gratuito investe na formação de seus jovens pois acredita que a educação traz benefícios infinitos que atravessam gerações e são capazes de mudar o lugar onde vivemos, trazendo um futuro melhor para todos.